A loja #1
de Artigos Militares do Brasil

Saiba mais sobre o Alistamento Militar

24/10/2017 Curiosidades Militares comentarios
757 visualizações
Imagem do autor Mártin Lucas Bona
Mártin Lucas Bona
Redator da Tática Militar

Conheça um pouco antes de conferir mais informações sobre o alistamento militar. O alistamento militar é obrigatório desde 1906, para todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos. As mulheres são isentas de alistar-se, isso acontece somente em tempos de paz.

O Alistamento Militar é obrigatório para todo para todos os jovens do sexo masculino que estão para completar 18 anos no ano decorrente. Você precisa realizar sua inscrição no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho no mesmo ano que completar 18 anos. Você vai realizar essa inscrição na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.

 

Quem e quando realizar alistamento militar?
O período para o alistamento militar compreende os seis primeiros meses do ano em que o cidadão irá completar 18 anos. Nesse período o cidadão deverá comparecer a Junta de Serviço Militar com sua Certidão de Nascimento, duas fotos 3x4 e um comprovante de residência. Para situações em que o cidadão morar em outro país deve dirigir-se à Embaixada ou Consulado mais próximo. Porém nos dias de hoje o alistamento militar normalmente é feito online.

 

Certificado de Alistamento Militar


blog certificado


Feito a inscrição, o cidadão receberá seu Certificado de Alistamento Militar (como na foto acima) junto com ele a data para realizar a Seleção Geral, organizada entre os meses de julho e outubro.

 

Seleção Geral
Para garantir que o processo de seleção seja o mais amplo e democrático possível, os recrutas são escolhidos por dois critérios principais:
-O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural de que goze o recruta.
-O segundo é o da representação de todas as classes sociais e regiões do País. Além de tudo a seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.
O jovem alistado também chamado de conscrito deve comparecer na Comissão de Seleção na data e local marcado no verso do Certificado de Alistamento Militar, o mesmo documento expedido pelo Ministério da Defesa que identifica o conscrito e registra as etapas em que o mesmo passou durante o recrutamento para o Serviço Militar.
O jovem poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea, porém após passar por todas as provas e exames, será feita a designação para uma das Forças Singulares, que claro dependerá de suas aptidões pessoais, calculadas em base dos exames efetuados na seleção e dos critérios estabelecidos.

 

Serviço Militar é Obrigatório
Lembrando que o Serviço Militar é obrigatório durante um ano (se for convocado para servir ao seu país), o recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Se ao final de um ano de serviço o recruta quiser seguir a carreira militar, o mesmo deverá passar por uma nova seleção. Sem ingressar na carreira militar, pode continuar no quartel por mais sete anos.
Se caso o jovem não comparecer ao alistamento no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de “fora do prazo”. Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá:

  • Obter passaporte ou prorrogação de sua validade.
  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em uma instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada.
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão.
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público.
  • Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação.
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

 

Perca do prazo de alistamento
O jovem deve comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência, pagar uma multa no valor de R$ 3,71, esse valor pode ser pago em uma agência do Banco do Brasil ou nos Correios de sua cidade. Feito isso seu alistamento militar poderá ser realizado.
O alistamento militar não pode ser adiado, porém durante a fase de alistamento poderá ser solicitado o adiamento de incorporação (ato de transferência de um brasileiro alistado para prestar o Serviço Militar Inicial com outra turma posterior a sua). O jovem pode solicitar o adiamento de incorporação na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência, desde que o mesmo satisfaça algumas condições estabelecidas na Lei do Serviço Militar e seu Regulamento.


Perca da Seleção Geral
O brasileiro alistado que não se apresentar durante a época de seleção, ou até mesmo se ausentar sem a ter completado, estará em débito com o Serviço Militar na situação de “refratário”. Assim o jovem terá que retornar a Junta de Serviço Militar e realizar o pagamento da multa prevista na legislação vigente para ser encaminhado novamente à seleção geral.

 

Documentos necessários para a Seleção Geral

  • Certificado de Alistamento Militar (CAM).
  • Carteira de identidade ou prova equivalente.
  • Uma fotografia 3x4 (recente e sem retoques).
  • Recomenda-se que o brasileiro evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada.

 

Pessoas com deficiência se alistam no Serviço Militar
O alistamento militar é um ato constitucional obrigatório para todos, porém durante o alistamento militar, o jovem que apresenta aparente incapacidade física ou mental estará isento do Serviço Militar e poderá requerer na Junta de Serviço Militar, o seu Certificado de Isenção (CI). Se o caso houver alguma deficiência física ou mental não aparente o jovem terá que passar por um exame médico na Seleção Geral.

 

Duração do Serviço Militar
O Serviço Militar inicial tem duração de 12 meses, podendo ser reduzido por dois meses ou prorrogado por até seis meses. Após o termino desse prazo o jovem pode ficar até sete anos servindo ao exército, logo depois poderá optar por seguir carreira militar e se tornar um oficial. Para se tornar um oficial o recruta irá passar por processos seletivos após seu treinamento básico, que dura um ano. Neste tempo, os estudantes são preparados para combater em guerras, para participar de missões de paz, pacificar locais violentos e para proteger as fronteiras do País.

 

Benefícios do Serviço Militar
O Serviço Militar contribui para a formação do caráter cívico e da cidadania dos jovens brasileiros, introduzindo valores éticos, morais, físicos e culturais, difundidos e praticados nas Forças Armadas. Presentes em todo o território nacional, as Forças Armadas, com o Serviço Militar, garantem a representatividade geográfica, étnica, social e religiosa de seus integrantes, interagindo melhor com a sociedade.

 

Você que já se alistou, o que achou do processo de alistamento?
E para você que está completando 18 anos deixe sua opinião a respeito do alistamento nos comentários e boa sorte na seleção!

Comentários
Atendimento Online

Olá, precisa de ajuda?

Ou ligue (47) 3382-7955 e fale com nossos atendentes.